A |
[ Abelhinha ] É a sub TMP
[ Ammo ] (Ammunition) Munição
B |
[ BSP ] Binary Space Partition (Partição Espacial Binária) - extensão de arquivo de um mapa finalizado. Programa que divide os brushes de um mapa em polígonos
[ Brush Entity ] Entidade Brush. Propriedades especiais do brush, que permitem que ele interaja com o personagem: um pé de cabra no chão, um botão, etc
[ Brush ] Blocos 3D que formam um mapa
C |
[ CSG ] Constructive Solid Geometry (Geometria Sólida Construtiva). Programa que valida os brushes de um mapa
[ Compilação ] Processo de tradução dos brushes e entidades de um mapa em informações que o jogo entende
E |
[EDN] Escola de Newbie
[ Engine ] O sistema de funcionamento de um jogo, através do qual pode-se desenvolver outros jogos usando o código gráfico original
[ Entidade Brush ] (Entidade Brush) Propriedades especiais do brush, que permitem que ele interaja com o personagem: um pé de cabra no chão, um botão, etc
[ Entidade Ponto ] Point Entity. Efeito baseado num ponto do mapa: uma fonte de luz, um spawn, etc.
F |
[ FGD ] Arquivo que contém as definições das entidades que serão usadas no mapa
H |
[ HOM ] (Hall of Mirrors - Corredor de Espelhos). Erro que ocorre no VIS onde uma face não é desenhada de maneira correta, e tem a aparência de 2 espelhos, um de frente pro outro
[ Half-Life ] Jogo de ação do qual Counter-Strike herdou o engine
L |
[ Leak ] Buraco do mapa. Os mapas devem ser ambientes totalmente fechados (se houver qualquer fresta entre as paredes ou pisos eles não compilam)
M |
[ MOD ] Modification. Jogo, geralmente temático, que usa o engine de outro jogo
N |
[ Newbie ] Novato
[ N00B ] Nome pejorativo para os newbies
P |
[ Point Entity ] Entidade Ponto. Efeito baseado num ponto do mapa: uma fonte de luz, um spawn, etc.
[ Polígono ] Cada face desenhada em um mapa. Quanto mais polígonos são desenhados, mais pesado o mapa fica, mas em compensação os gráficos ficam melhores. O comando r_speeds mostra a quantidade de polígonos que estão sendo desenhados
[ Primitive ] Primitiva Geométrica. Blocos, cones, etc que já estão no programa de edição de mapas
R |
[ RAD ] Radiosidade. Determina as luzes que incidem sobre cada polígono de um mapa
[ RMF ] (Rich Map Format). Arquivo que contém todas as informações de um mapa
S |
[ Skybox ] Imagem de fundo e/ou céu do mapa. O mapa que os jogadores vêem está dentro de um cubo de 6 imagens, em que a imagem superior, e as imagens dos lados formam o céu
[ Sniper ] Rifle de longo alcance e alta precisão, usado sobre um tripé. É também como é chamado o atirador que usa esse tipo de rifle
[ Sprite ] Imagem 2D de um mapa. Como é desenhada dentro de um ambiente 3D terá sempre a mesma aparência, não importando de que ângulo for visualizada
[SWAT] Special Weapons and Tactics
V |
[ VIS ] Visibilidade. Analisa os polígonos vistos de cada local do mapa
[ Valve ] Empresa que criou o Half-Life
W |
[ WAD ] Arquivo de texturas
[ Wally ] Programa utilizado para criar texturas
[ WorldCraft ] Programa de edição de mapas para Half-Life e seus MODs
0 comentários:
Postar um comentário